Al otro lado del río Chacareras, bombo legüero e violão
Encontros Culturais Casa de Gomes Jardim
Depois do sucesso do primeiro Recital, Demétrio volta a celebrar a sonoridade latinoamericana no Sítio Histórico de Guaíba dentro da Casa Gomes Jardim.
Desta vez acompanhando o percussionista argentino Raúl Noriega interpretando “chacareras, vidalas e zambas” argentinas.
Como Porto Alegre e Guaíba, na Argentina duas cidades históricas unidas por um rio se olham nos olhos: Santiago del Estero e La Banda. A partir destes imaginários poéticos, neste Recital, vamos presenciar um encontro multicultural, de raízes latinoamericanas.
Os Encontros Culturais tem como vocação promover as mais diversas camadas de diálogo entre a Arte e a História; Entre a Sonoridade e a Memória; Entre a Poesia e o mundo que nos cerca.
Sob Curadoria da família Leão, juntamente com Denise Silveira, Simone Steigleider e Felipe Schenkel, as atividades são voltadas ao público em geral. São apresentações de artistas que expressam a paisagem da cultura brasileira, gaúcha e latinoamericana.
Dia 26/10 às 20hs. R$ 40,00 (meia entrada para estudante com apresentação da carteirinha)
Na CASA, núcleo do sítio histórico da cidade de Guaíba, Gomes Jardim, Bento Gonçalves e outros líderes da Revolução Farroupilha planejaram às sombras de um grande Cipreste, a tomada de Porto Alegre em 20 de setembro de 1835.
É neste lugar cheio de Memória que queremos ver acontecer novamente a arte e a cultura através de Recitais, Saraus, Exposições e demais manifestações artísticas.
A memória, essa substância impalpável que inventamos e que nos inventa todos os dias. Filha do tempo, irmã siamesa da vida, mãe da saudade e de outras ficções de afeto sem as quais não suportaríamos a existência. E é a grande homenageada. Ela que se mostra mais vigorosa e necessária do que nunca. E ela que continuará a ser exaltada nos recitais que, ainda bem, passarão a acontecer com regularidade na Casa Gomes Jardim.
Uma realização da Casa de Gomes Jardim com apoio de RádioSul.net