Agricultura entrega kits de irrigação a beneficiários do programa Segunda Água na Zona Sul
A primeira entrega de microaçudes e kits de irrigação do programa Segunda Água na Zona Sul do Estado foi feita no município de Cerrito. O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, visitou a propriedade familiar do agricultor Jorge Torres na quinta-feira (13), um dos 30 beneficiados no município – 25 estão recebendo kit de irrigação por gotejamento, e outras cinco famílias tem como objetivo desenvolver piscicultura nos açudes. São 10 municípios atendidos pelo programa na região, com 515 famílias beneficiadas, sendo que 204 já receberam a construção do açude.
O Segunda Água é fruto de convênio firmado entre o Estado e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com objetivo de garantir acesso à água para produção no meio rural às famílias em situação de vulnerabilidade social. No Rio Grande do Sul, serão beneficiadas 2,7 mil famílias, com investimentos de R$ 26,2 milhões. Até o momento, já foram aplicados mais de R$ 10 milhões. O público beneficiado são 2,7 mil famílias de agricultores familiares enquadrados como em situação de pobreza extrema, incluídos no CAD Único e perfil Bolsa Família, com a abrangência de 69 municípios gaúchos.
Na primeira fase do programa, foram beneficiadas 904 famílias, sendo 537 com microaçudes e sistema simplificado de irrigação para 1.000m² e 367 com microaçudes para piscicultura. Na segunda fase, estão contratadas empresas para a construção de mais 716 açudes sendo: 515 microaçudes na região Sul (342 destinados à irrigação e 173 à piscicultura) e 201 microaçudes destinados a irrigação no Vale do Rio Pardo. Todos os beneficiários de microaçudes destinados à irrigação recebem também o kit de irrigação por gotejamento para uma área de 1.000m² que será instalado pela Emater. As obras iniciaram no mês de novembro de 2018.
Em uma próxima fase, ainda terá a construção de mais 630 microaçudes e 450 cisternas cobertas com sistema simplificado de irrigação para 500m². O kit de irrigação por gotejamento pode ser utilizado para uma área de até 1.000m², para irrigação de hortaliças, feijão, frutíferas, entre outras culturas de interesse da família. A Emater efetua a assistência técnica, capacitação e auxilia na instalação do kit nas propriedades.
Metas principais do Segunda Água
- 1.080 microaçudes com sistema simplificado de irrigação para 1.000m²
- 540 microaçudes para piscicultura
- 630 microaçudes e 450 cisternas cobertas com sistema simplificado de irrigação para 500m²
- Capacitação e assistência técnica e extensão rural para acompanhamento das atividades produtivas das 2,7 mil famílias
Fonte: Seapdr
Foto: Emerson Foguinho/Seapdr