Competitividade pauta reunião de cooperativas agropecuárias com governador eleito

Dirigentes da FecoAgro/RS receberam Eduardo Leite e discutiram assuntos como desburocratização do Estado e logística
Seguindo série de encontros com entidades representativas do setor, o governador eleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB) esteve na manhã desta quarta-feira, 21 de novembro, na Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS). Ele participou, juntamente com o vice-governador eleito, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), e o deputado estadual Ernani Polo (Progressistas) da reunião do Conselho de Administração da entidade, onde conversou com os dirigentes das cooperativas agropecuárias.
Na ocasião, o presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, apresentou a estrutura da rede de cooperativas agropecuárias gaúchas ligadas à entidade, que representaram faturamento de R$ 20,8 bilhões em 2017 e que são responsáveis pelo recebimento de 52% da safra de soja do Rio Grande do Sul, além de 67% do trigo e 45% do leite produzido no Estado.
Entre os temas discutidos na reunião com Leite, estiveram em pauta a desburocratização do Estado para investimentos do setor. “A questão principal é vencer a desconfiança do empreendedor. As cooperativas gaúchas hoje estão em outro patamar e somos parceiros para construir uma nova agenda de desenvolvimento”, destacou o presidente da FecoAgro/RS.
O governador eleito afirmou que as estruturas do Estado devem atender à institucionalização das boas práticas de gestão, independente de nomes. Leite ressaltou ainda que o governo deve dar celeridade aos empreendimentos. “A grande agenda que me moveu foi a da competitividade. Precisamos agilidade e redução de custos para quem produz. Precisamos dar espaço para quem quer empreender”, observou.
Na questão agropecuária, o presidente da FecoAgro/RS reafirmou que três culturas estratégicas são necessárias com o apoio de políticas públicas para alavancar os resultados dos produtores: trigo, milho e arroz. “A agricultura precisa ter sua força nesta caminhada e estas culturas necessitam de políticas públicas fortes”, salientou Pires.
Sobre a manutenção da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Leite disse que ainda está avaliando as posições e considerações. “Mas, independentemente da forma de estrutura, o setor terá meu respeito e acesso livre ao gabinete do governador. Vamos trabalhar com políticas públicas e estruturar este fortalecimento”, reforçou o governador eleito.
Em um segundo momento, a logística foi tema da reunião com o governador eleito. O presidente da CCGL, Caio Vianna, apresentou para Leite o trabalho realizado em relação ao Porto de Rio Grande, onde a central administra os terminais Termasa/Tergrasa. Até outubro, a estrutura das cooperativas foi responsável pela exportação de 7,36 milhões de toneladas de soja de um total de 11,83 milhões.
O governador eleito recebeu a notícia de que há previsão de investimentos no Porto de Rio Grande para aumentar a capacidade de exportação de soja e abrir mais espaço para o embarque de arroz. Entretanto, segundo os dirigentes cooperativistas, é preciso destravar trâmites burocráticos para o avanço do projeto.
Foto: AgroEffective/Divulgação
Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo