Soja aparece como alternativa para diversificar a produção e aumentar a renda do produtor, diz Embrapa

A cada safra cresce o número de produtores que cultivam a soja em áreas baixas e úmidas, onde geralmente se planta o arroz. Com o manejo correto do solo para evitar o encharcamento, o cultivo se torna a melhor opção na rotação de culturas do arroz. Além disso, ela é uma opção lucrativa para quem busca aumentar a renda da propriedade, pois  surge como mais uma alternativa para renda do produtor.

Durante a 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, assim como em edições passadas, a soja terá um espaço de destaque nas vitrines tecnológicas e estará nas discussões dos fóruns e painéis. Metade da área das lavouras demonstrativas está destinada a soja, com a cultivar BRS 6203 RR, desenvolvida pela Embrapa Trigo e Embrapa Soja. A tecnologia RR destaca-se por ser resistente ao glifosato, com ciclos mais precoces, alta carga produtiva e porte de planta que favorece o manejo da cultura para o agricultor.

O diferencial dessa cultivar é a sua adaptação em regiões frias do Sul do Brasil, e apresenta bom desempenho em áreas úmidas, permitindo o cultivo de soja em rotação com o arroz irrigado na Metade Sul. Durante o evento serão apresentadas mais características da cultivar aos visitantes e a maneira correta de inserir a BRS 6203 RR em terras baixas.

Para obter melhores resultados no cultivo da soja em terras baixas é necessário que se faça um manejo correto do solo para evitar o encharcamento. A palestra Prioridades para atingir a estabilidade produtiva da soja em Terras Baixas, proferida pelo pesquisador Giovani Theisen, irá fazer um resumo sobre os principais aspectos técnicos no cultivo da soja em terras baixas com a finalidade de que se tenha estabilidade produtiva e produtividade constante ao longo das safras.

Para o pesquisador discutir assuntos relacionados a soja é muito pertinente em um evento orizícola.  “A soja está sendo cultivada em áreas de terras baixas, fazendo parte da rotação de culturas com o arroz. A soja beneficia o arroz, reduzindo plantas daninhas e melhorando a fertilidade do solo. Porém, a soja deve ser cultivada com as técnicas corretas, para se ter um mínimo de eficiência produtiva e para que traga lucros ao produtor. Por esta razão a soja está presente num evento típico sobre arroz: o sistema de produção de arroz cada vez mais envolve a cultura da soja, assim como a integração lavoura-pecuária”, disse Theisen
.
A novidade da 29ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz é um espaço destinado para a integração lavoura-pecuária. A área contém lavouras demonstrativas de nove cultivares de forrageiras, exposição de gado de leite da raça Jersey e soja. Neste espaço será abordado como inserir a soja num ambiente de terras baixas, onde durante o inverno, houve plantio de pastagens e gado.

“A atividade pecuária é importante regionalmente, e quando a pecuária é bem conduzida, ela pode trazer benefícios ao solo, que em última análise, irá beneficiar a cultura cultivada na sequência, seja a soja, o arroz, ou outra. Os detalhes de como fazer essa &39;mistura&39; de atividades em uma mesma área agrícola é o que iremos abordar no espaço da ILP, juntamente com outros colegas pesquisadores da Embrapa”, resume Theisen.
Fonte: Embrapa Clima Temperado 

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo