Queda de medida antidumping vai sufocar ainda mais produtores de leite

Segundo a Gadolando, determinação do governo de retirar taxa da União Europeia e Nova Zelândia pode decretar fim da atividade a muitas famílias
A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) está contatando o Ministério da Agricultura e parlamentares ligados ao setor para que seja revista a decisão relativa à suspensão da taxa antidumping sobre o leite importado da União Europeia e da Nova Zelândia. A medida foi publicada no Diário Oficial da União na última semana e desde então vem causando preocupação aos produtores de leite do país.
Conforme o presidente da Gadolando, Marcos Tang, o Brasil não pode simplesmente abrir mão das tarifas e ver suas prateleiras inundadas com o leite europeu e neozelandês, pois estes produtores das outras nações produzem em condições nas quais os brasileiros, devido à grandes taxas e ao preço dos insumos no país, não podem competir. “Isso significaria o amassamento ainda maior e o fechamento de negócios dos produtores, sobretudo aqueles que produzem na economia familiar. O produtor de leite já está pagando muito caro para produzir leite no Brasil e está sufocado trabalhando sem margem de lucro”, destaca. 
Tang salienta que, apesar das dificuldades encontradas pelos produtores de leite, os mesmos ainda lutam por serem apaixonados pela criação e ainda estão na atividade vislumbrando dias melhores. O dirigente ressalta que esta notícia deste novo governo, que foi apoiado por muitos produtores rurais, realmente é um desalento. “Não podemos pagar mais esta conta, não podemos mais ficar quieto e não vamos ser amassados em silêncio”, observa.
A medida partiu do Ministério da Economia, fazendo parte do plano macroeconômico proposto pelo governo federal. As tarifas existiam desde 2001 e foram impostas com o apoio da Organização Mundial do Comércio (OMC), já que a produção de leite nestes países é altamente subsidiada por seus governos. Atualmente, os produtores brasileiros, em especial os gaúchos, já vem sofrendo duramente com a concorrência da entrada de leite dos países do Mercosul, principalmente do Uruguai.

Foto: JM Alvarenga/Divulgação

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo